18 de fevereiro de 2016

Cravo da Índia e seus benefícios



Na busca pelo emagrecimento, alimentos naturais ajudam a alcançar o objetivo e ainda proporcionar um melhor funcionamento do organismo. O cravo da Índia é um destes ingredientes indicados para quem busca o equilíbrio entre boa forma e saúde.
Esta especiaria proveniente da Indonésia e facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais é comumente conhecida na culinária por agregar sabor e aroma às receitas. No entanto, sua função medicinal também já é aplicada há muito tempo. Vamos entender agora para que serve esse ingrediente.
São muitos os benefícios do cravo da Índia. Seu uso é recomendado para o tratamento de tosses, gases instestinais, inflamações, dores de dente, bronquite, e ainda para quem pretende perder peso. As propriedades do cravo da Índia aceleram o metabolismo e a digestão, ajudando na queima de gordura.

Nutrientes

O cravo da Índia é rico em nutrientes e óleos essenciais que auxiliam mente e corpo. O seu principal componente, responsável pelos seus efeitos e odor poderosos é uma substância chamada eugenol, importante anestésico local e antisséptico. Este componente ativo desencadeou numerosos estudos sobre os benefícios do cravo da Índia à saúde, como inclusive a prevenção de cânceres do aparelho digestivo e inflamação nas articulações.
O cravo contém ainda uma boa quantidade de sais minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio. Além disso, possui boa quantidade de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e beta-caroteno.

Conheça os benefícios do cravo da Índia para a boa forma e saúde

Os benefícios do cravo da Índia devem-se às suas propriedades antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatórias. O óleo extraído do cravo da Índia age contra gases e inchaço. Reduz a pressão de gás no estômago, auxiliando na eliminação adequada dos alimentos e toxinas. Também é eficaz contra náuseas, soluços, enjoo e vômitos. É indicado ainda para manter a saúde bucal, aliviando dores de dente e nas gengivas. Vamos ver para que serve esta especiaria?

1. Circulação sanguínea

O óleo extraído de cravo da Índia atua na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo e auxiliando, por consequência, todo o organismo. O extrato também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico ao purificar o sangue.

2. Expectorante

O chá de cravo da Índia atua como expectorante, soltando o muco presente na garganta e no esôfago.

3. Analgésico e antisséptico

eugenol, antisséptico natural presente no cravo, auxilia na eliminação das marcas de acne, proporcionando também o equilíbrio da pele e evitando o surgimento de rugas. O chá de cravo da Índia pode ainda amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta. É também um bom remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas.

4. Acelera o metabolismo

Dentre os benefícios do cravo da Índia ainda estão a aceleração o metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima rápida de gordura.

5. Digestivo

O cravo da Índia melhora o poder de digestão, aumentando as secreções de enzimas gastrointestinais. Assim, ajuda a aliviar problemas de indigestão e prisão de ventre. Também ajuda em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

6. Alívio da tosse

Em função das propriedades do cravo da Índia expectorantes, este é ótimo para aliviar a tosse. Neste caso, é recomendável adicionar a especiaria no chá e consumir até o alívio da tosse.

7. Músculos

O cravo da Índia reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar os músculos no caso de cãibras.

8. Antioxidante

O cravo da Índia atua como excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a evitar danos na pele. Possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas.

9. Antisséptico bucal

O chá de cravo da Índia é usado no tratamento de bactérias encontradas na boca e no estômago. Sua função antisséptica também age na eliminação do mau hálito. Estes benefícios do cravo da Índia o fazem ser utilizado ainda como ingrediente em pastas de dente. Possui ação comprovada também contra dor de dente e nas gengivas e contra as cáries.

10. Bom funcionamento da tireoide

A especiaria ajuda quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e atua também na prevenção do surgimento dessas disfunções de tireoide.

11. Controle do colesterol

O cravo da Índia ajuda também no controle do colesterol ruim, sendo ainda bom antiviral e antifúngico.

12. Anti-inflamatório

O eugenol presente nas propriedades cravo da Índia atua como substância anti-inflamatória. Estudos em animais mostraram que a utilização do cravo em algumas dietas reduziram significativamente os sintomas da inflamação. A especiaria ainda contém uma variedade de flavonoides, que também contribuem em suas propriedades anti-inflamatórias.

Contraindicações

O consumo de cravo da  Índia é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas. A aplicação excessiva do óleo pode causar irritação na pele.

Reações:

0 comentários:

PUBLIQUE TUAS RECEITAS NA COMUNIDADE

PÁGINA

Verdes Anos