12 benefícios do mamão


Não é de se admirar que o mamão era chamado de “fruto dos anjos” pelo conquistador Cristóvão Colombo. Seu sabor doce e refrescante, sua consistência macia e a polpa de cor laranja vibrante são atrativos para os olhos e também para o paladar.

Para a nossa sorte, aqui no Brasil encontramos esta fruta exótica ao longo de todo o ano. As sementes gelatinosas de mamão também são comestíveis, embora o seu sabor seja um pouco amargo e picante.

A fruta, bem como as outras partes do mamoeiro, contém papaína, uma enzima que ajuda a digerir as proteínas. Esta enzima é especialmente concentrada na fruta ainda verde e serve para fazer suplementos digestivos e também é usada como um ingrediente em algumas gomas de mascar.

O mamão é uma fonte natural de vitaminas e minerais e pode beneficiar imensamente a saúde e a vitalidade do nosso corpo porque é muito saudável.

Entre os benefícios do mamão para a saúde podemos listar o suporte a digestão, ao sistema imunológico e à saúde do coração, entre muitos outros.

Propriedades do mamão

Além do sabor delicioso e da cor do sol dos trópicos, há uma série de benefícios do mamão para a saúde de quem o consome. A fruta é uma fonte rica de nutrientes.

Mamões possuem antioxidantes como os carotenoides, vitamina C e flavonoides; vitaminas do complexo B, ácido fólico e ácido pantotênico; e os minerais potássio, cobre e magnésio, além de fibras. Juntos, estes nutrientes promovem a saúde do sistema cardiovascular e também fornecem proteção contra o câncer de cólon. Além disso, contém a enzima digestiva papaína, que é usada para o tratamento de lesões desportivas, traumas, e alergias.

Muitos estudos sugerem que o aumento do consumo de alimentos vegetais como o mamão diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças do coração e traz outros benefícios como pele e cabelo saudáveis, aumento da energia e diminuição do peso.

Composição nutricional do mamão

Um mamão papaia médio tem cerca de 120 calorias, 30 gramas de carboidratos (incluindo 5 gramas de fibra e 18 gramas de açúcar) e 2 gramas de proteína.

Mamão é uma excelente fonte de vitamina C e um único fruto médio pode fornecer o dobro das necessidades diárias do nosso organismo.

0 comentários:

Verdes Anos