Cranberry e seus benefícios a saúde.


   O mirtilo vermelho, ou cranberry como é conhecido em sua região de origem, os Estados Unidos, é também chamado de oxicco, arando vermelho ou airela.   No Brasil é encontrado seco ou como suco.  Tem sabor doce e ácido, e já era conhecida dos índios norte americanos.

   Este fruto favorece a produção de colágeno fortalece o sistema imunológico, inibe a presença de bactérias na bexiga e uretra evitando a infecção urinária, retarda o envelhecimento, protege o coração, reduz a constipação intestinal, combate os radicais livres, favorece a manutenção da visão, fornece energia para o corpo e bloqueia o cortisol.
   É potencial na prevenção de doenças tais como o combate de gordura no sangue, inibe a presença de bactérias na bexiga e uretra, gripes e resfriados, previne contra câncer e tumores, úlcera e gastrite.



   O oxicoco, ou cranberry, contem resveratrol, vitaminas A, C e D, antioxidantes, colágeno, frutose, fibras, polifenóis, flavonóis, fitoquímicos, antocininas, catequinas, triterpenides, ácidos (beta-hidroxiburítico, cítrico, málico, quínico, benzóico, elágico, hipúrico), proantocianidinas.

    É importante não consumir em excesso, pois desarranja os intestinos em quantidade exagerada e os diabéticos também devem consumir com moderação devido a frutose que o fruto contém.
   Como no Brasil não existe o cultivo deste fruto, ele é importado em forma de suco ou seco, o que o torna muito caro, por isto é importante lembrar que podem ser substituídos por frutos vermelhos e roxos.
   As bagas secas são melhores que os sucos, estes as vezes são aquecidos no processo de fabricação, por isto perdem parte das propriedades.


   Caso você consiga o suco ou as bagas, aproveite com moderação.


A diferença entre o remedi e o veneno é a dose (Roger Stankewski)


0 comentários:

Verdes Anos