Papel de Arroz (como fazer em casa)


Ingredientes:
Farinha de arroz
Água



Material:
Uma panela (do tamanho do aro)

Aros de bordar de madeira na medida da panela (que encaixe como tampa e seja do tamanho desejado do papel de arroz)

Círculos de tecido fino e transparente (escumilha - para prender nos aros)

Espátula

Tigela (para fazer a mistura da pasta)

Grelha (para secar) 



Modo de Fazer:
   A massa é feita misturando em uma tigela a farinha de arroz e a água na quantidade desejada até obter uma consistência similar a massa de panqueca, junte a água aos poucos para não formar grumos.   Uma a duas xícaras das de chá de farinha de arroz rende bastante.
   Ponha a panela com pela metade de água para ferver, quando atingir o ponto de ebulição abaixe bem o fogo.
   Prenda o tecido bem esticado no aro de madeira e espalhe uma fina camada da massa com a espátula, a qualidade do papel (espessura bem fina) depende de espalhar bem a massa de maneira uniforme.
   Encaixe o aro com a massa sobre a panela como se fosse uma tampa,  cubra com a tampa da panela e deixe vaporizar uns dois ou três minutos.   Tire a tampa da panela e substitua o aro por outro já com a camada de massa e leve o anterior para a grelha.   Repita o processo com todos os aros disponíveis e deixe secar naturalmente, demora cerca de 24 horas para secar, mas depende da umidade do ar da cidade onde estiver.

   Depois de bem secos, retire o tecido do aro e desprenda-0 da massa que já está pronta para consumo ou impressão de tinta comestível.

Nota: Na hora de usar (rechear os rolinhos primavera ou decorar bolos, borrife as folhas de papel de arroz com água e a ajuda de um borrifador.   Ele se torna maleável e resistente.

Dica 1: Leve os aros a geladeira com o cuidado de deixar o ar passar entre eles e sem deixar pingar líquidos, eles secarão bem rápido, pois a geladeira resseca o que estiver destapado.

Dica 2: Se não tiver os aros de madeira utilize um elástico forte atado pelas pontas para prender os tecidos na boca da panela e espalhe a passa sobre o tecido rapidamente, tampe e espere dois minutos, retire o elástico, ponha o tecido com a massa para secar e troque o tecido na boca da panela.   Se tiver apenas um aro solte o tecido com cuidado e substitua por outro tecido.

Dica 3: Se for usar as folhas de papel logo após cozinhá-las no vapor, não precisa por para secar e elas estarão muito mais resistentes e elásticas para trabalhar, neste caso retire-as do tecido com a ajuda de um bastão fino (cane de bambu chinês ou vara de goiabeira)

Dica 4: No ponto que ela fica assim que cozinha no vapor pode ser cortada em tiras finas para fazer o macarrão de arroz.

Dica 5: A massa fica melhor se usar grãos de arroz arbóreo deixados de molho na água por 24 horas em geladeira e batidos no liquidificador com a mesma água do molho. 
Arroz Arbóreo

0 comentários:

Verdes Anos