Sorvete de Cacau (diet e sem lactose) + Outras Dicas


Ingredientes:
10 bananas (pode ser substituído por 4 xícaras das de chá de inhame cozido sem sal)
10 colheres das de sopa de cacau em pó
5 colheres das de sopa de adoçante culinário (sucralose)
3 colheres das de sopa de avelãs ou amêndoas trituradas (opcional)

Modo de Preparar:
Ponha tudo no processador, menos as avelãs, junte as avelãs.  Despeje em um recipiente e leve para o freezer até congelar. Transfira para a geladeira 5 minutos antes de servir.

Dica 1: O cacau pode ser substituído por frutas cozidas sem açúcar até perderem boa parte de seu líquido no caso das muito aquosas, ou por frutas desidratadas.



Dica 2: Sorvete Instantâneo (tipo italiano caseiro): Coloque no congelador dentro de potes ou sacos plásticos polpa das frutas que desejar (natural, aquelas que sobram na fruteira), deixe-as para quando precisar, se for daquelas que escurecem ponha um pouco de suco de limão, congele iogurte de soja em outro pote.   Quando quiser um sorvetinho instantâneo é só por no liquidificador uma parte de iogurte congelado, uma parte de iogurte gelado, duas partes de polpa de fruta congelada, adoçante culinário o quanto baste, ou leite condensado de coco, ou mel, ou açúcar mascavo... ( o que desejar usar para adoçar).   Use o pulsar até dar o ponto desejado e sirva-se sem culpa!


Nota 1: O inhame é um excelente alimento super nutritivo, é rico em minerais e vitaminas, tais como cálcio, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo e outros.  Além disto é desintoxica o sangue e os intestinos.   Depois de cozido tem textura cremosa que possibilita seu uso como base de vários tipos de sorvete sem precisar do leite ou gorduras para dar a textura necessária.   Pode ser enriquecido com leite de soja ou arroz para o sorvete e misturado ao que a imaginação mandar, assim como a banana, com a vantagem de não interferir quase nada no sabor das frutas a ele adicionadas.   Tome apenas o cuidado de deixar o creme batido para o sorvete bem denso e depois é só levar ao freezer.  

Nota 2:  O cacau puro sem aditivos industriais, sem açúcar e sem gordura possuí grande valor nutricional.   Contem flavonóides antioxidantes, protege contra cardiopatias, é anticancerígeno e redutor da pressão arterial.  Melhora a função cognitiva, o humor e melhora o funcionamento mental, é fotoprotetor, diminuindo os efeitos do sol na pele e é recomendado consumir de 30 a 50 gramas por dia.



Nota 3: O abacate, além de ser um excelente alimento, também fornece um ótimo sorvete batido com iogurte de soja e adoçante culinário (sucralose), até que se forme um creme denso.

0 comentários:

Verdes Anos