BATATA DOCE e YACON - alimentos benéficos!

Batata Doce
BATATA DOCE

Vários tipos de Batata Doce
   A batata doce apresenta um número de aproximadamente 400 variedades com coloração em branco, amarelo, laranja, rosa e roxo; sendo as duas últimas menos comuns.  Seu formato também pode variar um pouco, pois as vezes aparece em formato arredondado, cônico ou alongado.   Quanto mais betacaroteno tiver a batata doce, mais intensa será a coloração de sua polpa até ao laranja intenso.
  
Devido a conter o betacaroteno ela é considerada como provitamina A.  As de polpa de cor rosa e roxo são ótima fonte de antocianinas e têm a mais alta taxa de antioxidantes entre todas as espécies.  A variedade de polpa roxa contem três vezes mais antioxidante que o mirtilo, entretanto a maior fonte de antioxidante encontra na casca dela.  


Batata Doce Rosa e Batata Doce Roxa

   As batatas doces são divididas em duas categorias observadas depois de cozidas, firme e seca ou macia e úmida.   Por causa do alto teor de antioxidante ela previne contra rugas e flacidez da pele, retardando o envelhecimento e fortalece o sistema imunológico, faz a manutenção dos ossos e do tecido epitelial, previne contra câncer e anemias, auxilia a formação de colágeno, regula a pressão arterial e reduz as câimbras, pois também é rica em vitamina C.  

   


 É fonte de energia e auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular por liberar lentamente a glicose no sangue, por isto mesmo ajuda a controlar a diabetes e por ter baixo índice glicêmico. É rica em fibras, diminuindo o apetite e auxiliando no emagrecimento, reduz o colesterol total e auxilia a digestão.  Contêm vitamina E que é boa para pele e para a libido.


   Ao contrário do que diz as dietas da moda os carboidratos não deve ser cortado da alimentação, pois é fonte de energia essencial ao organismo, então invista em alimentos com baixo índice glicêmico como a batata doce.  Apesar de ser um carboidrato, se comporta como fibra insolúvel e resiste às enzimas intestinais, atrai moléculas de gordura e glicose reduzindo sua absorção.

.........................................................................................................................
**************************************************************************************


Yacon

YACON


  Sua aparência lembra a batata doce, entretanto a Batata Doce (Ipomea batatas) é um tubérculo forrageiro da família das Convolvuláceas, da ordem das Solanales.  Suas flores são brancas ou lilases de miolo arroxeado.  O Yacon (Smallanthus sonchifolius) tubérculo herbáceo da família Asteraceae da ordem das Asterales.  Suas flores tem coloração amarelo intenso e se assemelham um pouco a flor de girassol.




Flor Branca de Batata Doce- Flor Lilás de Batata Doce - Flor de Yacon (amarela)
   Estabelecidas as diferenças que levam as pessoas pensarem se tratar da mesma coisa, a yacon é facilmente encontrada em feiras e mercados.  Originária dos Andes, ela é úmida, macia e adocicada, de sabor parecido ao de uma pêra, embora a aparência  lembre a batata doce.
  O Yacon faz muito bem ao organismo, controla a glicemia trazendo benefícios no diabetes tipo II.   Rico em carboidratos frutooligossacárico (que age de forma semelhante às fibras) e não é facilmente quebrado e absorvido pelo organismo.
Yacon


  É rico em inlina ( um tipo de fibra alimentar, composta de uma molécula de glicose ao final de cada cadeia de frutose), por isto é ótima para quem quer emagrecer.   Auxilia no trato intestinal favorecendo o melhor funcionamento no caso da constipação.  Diminui o PH das fezes suprimindo substâncias que desfavorecem o cólon.  A inulina reduz consideravelmente a os triglicerídeos, 

Yacon
 colesterol e a síndrome metabólica (conjunto de problemas que incluem alterações cardiovasculares, diabetes e obesidade), não contem glúten, é rico em fibras (cerca de 90%).   É boa para a síndrome dos ovários policísticos e hipoglicemia reativa. 

Tubérculos e Plantação de Yacon

   O tubérculo contém potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre.
Dica: O Yacon é melhor aproveitado se consumido cru; ralado ou fatiado em saladas, batido com sucos, etc.


   Seja BATATA DOCE ou YACON, o organismo agradece, então faça consumo de ambos a vontade e sem culpa!

0 comentários:

Verdes Anos